A finalidade deste blog é mostrar a todos, que tem o Português como língua materna, um pouco da obra deste excelente artista da língua castelhana, Oscar Portela, do qual me tornei amiga, admiradora e tradutora. Esta é também uma singela contribuição minha para unir Argentina e Brasil através das coisas belas que possuem, das diferenças e similitudes encontradas em nossos idiomas e também nos espaços geográficos, comprovando toda a riqueza da cultura americana.
sábado, junho 13, 2009
Oscar Portela: uma linguagem de imagens
de Issa Martínez LLongueras
Eis aqui uma amostra apenas de seu dizer poético, de seu lirismo refinado, contemporâneo e forte, que se espalha pela pele do leitor.
Não, não é fácil escolher em suas propostas, para os conservadores ou clássicos, quiçá sejam atípicos seus poemas para os que preferimos a profundidade, as imagens, o verso livre sem “espartilhos”, encontraremos, nas propostas de Oscar Portela, essa parte que nos completa em nossa essência humana e até em nossos próprios caminhos poéticos.
Há uma filosofia simples em seus poemas, um simples discorrer dos tempos e momentos, dos espaços, uma franqueza dominante que não conseguem se esconder debaixo do domínio da linguagem que caracteriza sua poesia.
Sua poesia não tem tanto a ver com a beleza (como tal), entretanto, sua poesia se faz bela devido à simplicidade com a qual olha o mundo, com essa resignação, com essa aceitação de si mesmo que não o exime da dor.
Sua linguagem, definitivamente, é uma linguagem de imagens, por isso, o tipo de poesia a qual Oscar Portela maneja, deve-se observar, não ler; quem não lê fica fora, quem olha e leva as imagens de sua linguagem em sua mente, se estremece.
Issa Martínez LLongueras é uma escritora mexicana que dirige entre outras mídias, a revista “Palavras Diversas” e a Red Mundial de Escritores en Español (Remes)
texto original em castellano http://boards2.melodysoft.com/letralia/oscar-portela-una-poesia-que-debe-24371.html
Página Web da escritora http://www.issamartinez.com/
Imagem http://www.issamartinez.com/DSC_0011.jpg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário